top of page

Projeto utiliza podcast como ferramenta de aprendizado em escola de Belém


Alunos entrevistando um homem com duas pessoas em segundo plano.

Publicado originalmente no Portal Roma News


O podcast completou, em 2019, 15 anos de existência no Brasil. Vários profissionais de Educação já produzem programas com o intuito de discutir assuntos ligados à área. Porém é muito difícil  encontrar (talvez ainda nem haja!) podcasts produzidos por alunos de Ensino Fundamental, regularmente, como ferramenta de ensino-aprendizagem e não de mera divulgação.


O CESINCast, assim como outros projetos da Escola CESIN, surgiu para resolver algumas inquietações pedagógicas.Uma delas é o fato de, no ambiente escolar, o registro da grande maioria das atividades acontecerem somente no papel: provas, exercícios, redações, relatórios. Mas e o que é dito? Como registrar para que o aluno SE OUÇA? Como registrar para que, além dos colegas de sala, os pais também ouçam o que é debatido entre seus olhos na escola?


É senso comum receber um prova corrigida e entender o que foi feito, ou não, adequadamente. E, logo em seguida, trabalhar para corrigir esses erros. Porém o ser humano aprende e se expressa de maneiras diferentes. Poder se ouvir e poder ouvir o outro permite exercitar habilidades socioemocionais como controlar a impulsividade e desenvolver atenção e empatia. Essas habilidades não são desenvolvidas, tampouco registradas, através de meras provas.


E é nesse contexto que o CESINCast surge. Estar em torno de um gravador de audio, com microfones e fones de ouvido, mesmo que seja para bater um papo, pode parecer muito simples, mas requer muita habilidade socioemocional. Sem isso a comunição não acontece com precisão e exatidão. Além disso, a escola precisa mudar.

Em 2019 parece incoerente pedir que o aluno faça um cartaz na cartolina, faça um folder em uma folha de papel. Estamos em um período que os alunos precisam escrever em blogs (e essa já é uma ferramenta antiga!), que façam seus videos para o canal da escola, QUE PRODUZAM SEUS PODCASTS.


O CESINCast é um projeto que já deveria estar on line há dois anos. Mas por, ainda hoje, ser uma midia de nicho, foi difícil fazer com que a nossa comunidade escolar viabilizasse o projeto. Apesar do atraso, o CESINCast é o primeiro podcast escolar de Belém. Prototipado em 2018 e realizado no segundo semestre de 2019 conta, atualmente, com dois programas: o Tenha Ciência Disso, um bate papo sobre ciência no cotidiano e o Queremos Saber, um programa de entrevista que vai atender as mais variadas disciplinas da matriz curricular.


A próxima etapa é trabalhar outros formatos como storytelling e audio drama e, também, proporcionar que os alunos participem não só das gravações, mas que eles percorram todo o processo de produção: da captação à edição. O CESINCast pode ser encontrado no site www.cesin.com.br e em todas as principais plataformas digitais.

156 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page